5

Na Teia Dourada da Néfila


Se você tem o hábito de andar em trilhas na mata nesta época do ano, com certeza já deve ter se deparado com teias grandes, circulares e douradas. Pois bem, as responsáveis por tão bela teia são as néfilas (Nephila clavipes), aranhas grandes e de um colorido lindo que forma pontos amarelos sobre um fundo verde.

Mas não precisa ter medo, pois apesar de seu tamanho e aparência, a néfila é inofensiva para o homem. Caso você seja picado por ela sentirá somente uma dor local que passa logo depois.
A grande teia que essas aranhas constroem serve para a captura de alimento, que consiste de insetos de diversas espécies como abelhas, vespas, moscas e pequenas borboletas. As fêmeas são sempre bem maiores que os machos e dividem a mesma teia. A néfila na foto acima é uma fêmea.

A néfila vive em média um ano. Após o acasalamento que ocorre no final do verão e outono, as aranhas fazem a postura dos ovos e depois disto, morrem.  Por isso, não encontramos as néfilas nas matas no inverno e primavera. Portanto, é na primavera que os filhotes crescem e no verão ficam adultos, quando constroem suas grandes teias, tornando-se visíveis.

Ficou com vontade de conhecer a néfila pessoalmente? Então você está com sorte, pois está é a melhor época para encontra-la pelas trilhas das matas. Mas, lembre de respeitar a natureza. Não deixe lixo na trilha e nem leve nada além de fotos e boas recordações. Bom passeio!
Dedico esta postagem a amiga Edna Velinho uma apaixonada pelos aracnídeos.

Fonte:
LISE, Arno; SILVA, Estevam. Aranhas – inimigas ou aliadas? Guia ilustrado. Edipucrs. Porto Alegre. 2008. 

5 comentários:

Edna

hehe... valeu pela dedicatória Carol, adorei! Que linda ficou essa foto, aliás as néfilas são sempre muito fotogênicas ^.^
Ah, aquelas néfilas que vimos lá no sítio são jovens, por isso as teias ainda não são tão douradas.

Unknown

Adoro as Néfilas vai ser o nome da minha banda em homenagem a esses aracnídeos fantásticos.

Unknown

São lindas. No sitio onde moro tem muitas. Adoro suas teias :)

Contradições

qual o horario delas?

Unknown

Eu não sabia que viviam tão pouco 😥, a minha morreu hj, achei ela caida no chão bem debilitada, coloquei ela de volta na teia mas não teve jeito..mas ela deixou filhotes, agora é esperar que cresçam...

Postar um comentário