0

Dica de Leitura

A LONGA MARCHA DOS GRILOS CANIBAIS - E outras crônicas sobre a vida no planeta Terra

Fernando Reinach traz em seu livro textos publicados originalmente no jornal O Estado de São Paulo entre 2004 e 2009 numa coluna semanal que conquista e aproxima  mais leitores dos temas científicos.
“Quando a fome e o medo põem em marcha os grilos Anabrus, esses insetos formam densas colunas de até dez quilômetros que avançam dois quilômetros por dia e são palco de cruéis cenas de canibalismo. Para não serem devorados, os grilos migratórios constantemente dão coices em quem vem atrás e avançam incansáveis.”  Ficou com vontade de ler? Pois bem, o trecho acima que dá nome ao livro é apenas uma das dezenas de crônicas que estão presentes na obra de Reinach.
Portanto, A longa marcha dos grilos canibais é um livro de textos curtos que despertam a curiosidade, prendem a atenção do leitor, divertem e intrigam deixando bem claro que ciência é para todos. As crônicas bem-humoradas contam descobertas e enigmas nas mais diversas áreas da ciência, como dilemas ambientais, a diversidade das florestas, a complexidade da mente, a pré-história da arte, os avanços tecnológicos que transformam o corpo humano, a política que envolve a pesquisa, entre outros temas. Discute ainda qual é o lugar e o papel desse ser humano que domesticou centenas de espécies de plantas e animais para uso próprio e causou danos profundos no planeta em que vive como desmatamento, zonas mortas nos oceanos, mudanças climáticas, danos que agora tenta consertar de forma muitas vezes desastrada.
Boa leitura!

0 comentários:

Postar um comentário