0

Bem-vindo a “Forno Alegre”! A Propósito Você Já Passou Protetor Solar Hoje?

                                                     Mapa da radiação ultravioleta aponta índices 12 e 13 no Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/CPTEC/INPE).



O calorão dos últimos dias tem castigado os moradores de Porto Alegre que também poderia ser chamada, nesta época, sem problema algum de “Forno Alegre”. Na verdade, todo Rio Grande do Sul vem sofrendo com as altas temperaturas e a falta de chuva. Bem, mas os problemas vão além do calor e da estiagem, pois segundo um estudo realizado por pesquisadores da Argentina, Brasil, Chile e Holanda ficou comprovado que um buraco na camada de ozônio, situado sobre o estado do Rio Grande do Sul, tem ficado cada vez maior, desprotegendo por completo a região, que está vulnerável à incidência de raios ultravioleta.

Mapas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) mostram um alto índice de radiação ultravioleta (UV) atuando sobre o estado nos últimos dias. Segundo o Cptec/Inpe, índice está entre 12 e 13, considerado extremo. Além, de filtro solar, é indicado usar acessórios como chapéus e bonés.

A Radiação UV que atinge a Terra se divide em UVC, UVA e UVB. O UVA é o raio que penetra profundamente na pele podendo causar sérios problemas à saúde, como o câncer de pele, o envelhecimento precoce, problemas oculares e alterações no sistema imunológico. Enquanto o raio UVB  é responsável por queimaduras na pele, ou seja, por aquelas manchas vermelhas e ardidas que surgem quando vamos à praia sem protetor solar. Alguns dermatologistas sugerem trocar o guarda-sol pela barraca na beira da praia, pois a areia reflete 25% dos raios, enquanto a água 10%, ou seja, a pele pode queimar mesmo à sombra.

Portanto, lembre-se de se proteger sempre, mesmo as pessoas com a pele mais escura devem ter muito cuidado com a exposição ao sol. Mas não se engane com o tempo nublado, pois se você estiver na beira da praia e não tiver sol, você estará recebendo, mesmo assim, cerca de 70% dos raios.
Então para curtir o verão de uma forma saudável evite os horários entre 10h e 16h ao sol, use filtro solar, bonés, óculos de sol, etc. Só não vale marcar bobeira porque o sol não está pra brincadeira.  

Fontes:

0 comentários:

Postar um comentário