1

Cupinzeiro? Não, cupinzeirasso!

Você sabia que o um cupinzeiro pode durar até 80 anos?! Bem, este belo cupinzeiro é feito com areia, terra, saliva e cocô dos próprios cupins. Por dentro, existem vários túneis por onde passam milhares de cupins que são classificados em larvas, ninfas, operários, soldados e cupim alado, isso mesmo, com asas. Podemos dizer que o cupinzeiro é um super prédio com muitos andares, onde além de armazenar comida, existe também o berçário e a câmara real, ou seja, os aposentos da rainha e do rei. A entrada para o cupinzeiro é subterrânea para evitar visitas indesejadas, mas como previnir nunca é demais  cupins soldados fazem a guarda da entrada. Sabe como é formiga adora entrar sem bater!?
No Brasil, existem em torno de 300 espécies de cupins, sendo que no mundo existem quase 3 mil. Mas, engana-se quem pensa que cupim só come madeira, pois eles também se alimentam de plantas e fungos. Na verdade, desempenham um papel bem importante na decomposição de matéria orgânica contribuindo para um solo mais fértil.
Ah, já ia esquecendo, a foto acima foi tirada em janeiro de 2010 na Serra da Canastra - MG  Cerrado brasileiro, esse foi o maior cupim que encontrei em minhas andanças por lá. Os cupinzeiros, geralmente, atingem a altura de 60 cm, mas  alguns podem chegar a medir incríveis 8 metros de altura!  Recomendo  o passeio, pois o lugar é lindíssimo e se vocês tiverem sorte  encontrarão o maior apreciador de cupins da região...o Tamanduá-bandeira...hehehehe... 

1 comentários:

Amanda Fonseca

Nossa, adorei esse post sobre cupim! A minha sogra "cultiva" em cupinzeiro sob a casa dela, debaixo da terra, que é incrível, ele abriram buraquinhos na parede e destruíram o guarda-roupas embutido do quarto dela por trás.
Quando ela se deu conta, tadinho, o estrago tava feito e não se aproveitava mais nada. rsrsrs

Bjssssss

Postar um comentário